13 de Janeiro de 2023
Intervenção de conservação em documentos
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do projeto “Intervenção de conservação em documentos retirados de acesso por se encontrarem em avançado estado físico de degradação no Arquivo Nacional Torre do Tombo e em alguns Arquivos Distritais” realizou a intervenção de documentos provenientes dos Arquivos Distritais de Portalegre, Beja, Setúbal e Faro.
Este projeto envolve a higienização, planificação, consolidação, encadernação e acondicionamento de diversos suportes, nomeadamente papel, pergaminho e couro, com vista a garantir a acessibilidade e preservação dos documentos identificados.
Neste contexto apresentamos um documento do Arquivo Distrital de Portalegre, disponível em: https://digitarq.adptg.arquivos.pt/details?id=987777, datado de 1621 a 1622, cuja capa em pergaminho se encontrava bastante danificado: pasta superior em falta, dobras, vincos, rasgões e lacunas.
Após higienização, planificação do pergaminho e reforços (em couro) da lombada, reconstituiu-se a pasta superior, tendo em conta os princípios de compatibilidade e reversibilidade dos materiais, de modo a devolver a integridade à encadernação. Seguiu-se a costura dos cadernos, previamente consolidados, e o acondicionamento feito à medida em material acid-free, de forma a assegurar a sua conservação a longo prazo.