Saltar os Menus

Leitura e Referência

Na sala de leitura, o leitor poderá consultar, em regime de livre acesso, todos os instrumentos de pesquisa existentes – catálogos, inventários, guias e índices – bem como o fundo bibliográfico, composto maioritariamente por obras de referência e estudos monográficos locais, regionais e genealógicos.

A consulta da documentação de arquivo encontra-se apenas condicionada pelo seu estado de conservação ou por restrições de ordem jurídica.

Qualquer cidadão, devidamente identificado e mediante o registo no CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual), pode consultar gratuitamente o espólio documental do Arquivo. Não existem restrições à comunicabilidade e reprodução de documentos, salvo nos casos em que a lei assim o determine, por terem um carácter reservado ou por exigências resultantes do estado de conservação das espécies documentais.

As regras do seu funcionamento estão estabelecidas em Regulamento de Serviços Em-linha e Presenciais (aprovado por Despacho do Diretor-geral da DGLAB de 4 de julho de 2022).

 

Última Actualização: 20 de Outubro de 2022