Saltar os Menus

Mensagem da Direcção

O Arquivo Distrital de Portalegre, criado em 1933, organismo dependente da Direcção Geral de Arquivos, encontra/se, desde 1993, instalado no Palácio Barahona, edifício histórico da cidade de Portalegre.

 Esta Unidade Orgânica dispõe de um quadro técnico com competências para a preservação, valorização e identificação do património arquivístico, promoção de actividades culturais e educativas, actuando em interacção com entidades distritais na protecção e valorização do património cultural da região.

  Numa época em que o mais valioso capital das nações é, reconhecidamente, a informação e na esteira de organismos como a UNESCO que, à escala universal, se empenham na preservação de uma Memória do Mundo enquanto património comum da humanidade, também a nossa acção, à sua modesta escala, reflecte as mesmas preocupações.

Certos de que os arquivos são, como alguém já o disse, memória e profecia, preservamos e disponibilizamos o património documental à nossa guarda, para que o investigador, o historiador ou o simples cidadão em busca das suas raízes possam colher nas sombras do passado as luzes que iluminem o futuro.

Última Actualização: 22 de Setembro de 2008